Dra. Andrea Magalhães

Especialista Nutróloga e Clínica Geral

DICAS PARA UM SONO MELHOR: O sono é um problema importante que merece atenção especial.
-Como vai emagrecer, se dorme mal?
– Como  será menos compulsivo por comidas gordurosas, se  dorme mal?
– Como terá mais síntese muscular, se dorme mal?
– Como terá uma ótima saúde hormonal, se dorme mal?
– Como terá energia e disposição, se dorme mal?
– Como terá mitocôndrias saudáveis, se dorme mal?
– Como não irá destruir a sua dopamina, se dorme mal?
Muitas vezes tentamos muitas estratégias para melhorar a energia, adrenalina, tireóide, emagrecer, ganhar massa magra, mas você NÃO DORME DIREITO!
Sem esse CUIDADO você está jogando TONELADAS DE DINHEIRO FORA!
É muito importante entendermos como iremos fazer para dormir bem.
        1° Passo: HORÁRIO – As 20 horas começa o principal pulso da MELATONINA, as 22 horas tem outro estímulo importante, que se reforça a meia noite. Possui um auge as 2h da manhã, que é menor as 4h e menor as 6h da manhã.
Na prática: deite-se na sua cama às 22 horas.
       
      2° Passo: ILUMINAÇÃO NOTURNA – As luzes brancas possuem a frequência da luz azul, que se assemelha ao dia. O ideal é que opte por luzes amarelas. E o mais interessante ainda é estar exposto apenas a luzes VERMELHAS 1 hora antes do sono, ou uma luz mais escura, uma luz mais fraca, já ajuda. O intuito disso é acalmar o cérebro. Diminuir suas catecolaminas e aumentar a melatonina. Existe também uma alternativa que é o óculos ambar que tem o mesmo efeito protetor. Não tenha nenhum aparelho eletrônico ligado no quarto (desligue da tomada). Deixe o celular em outro lugar e se possível desligue o roteador (wi-fi).
       
      3° Passo: EMOÇÕES –  As emoções que você coloca em seu cérebro, á noite, são extremamente importantes. Evite assistir filmes violentos, de terror, notícias, leituras dramáticas, evite discussões. Isso libera adrenalina, cortisol, que acabam com a melatonina. Romances e comédia são boas opções para leituras noturnas. Rir ajuda a baixar o cortisol, adrenalina, conseguindo relaxar e permitir o melhor sono.
       
      4° Passo: COMIDA
 – É necessário que o triptofano entre em seu cérebro, para virar serotonina e virar melatonina. Portanto, você precisa entender! É necessário consumir PROTEÍNA para ter esse triptofano a noite. O volume de comida deve ser pequeno. Caso contrário, o sono será superficial. Outra questão importante é dar um tempo de pelo menos 2 horas entre a refeição e o sono.
       
      5° Passo: ÁLCOOL – O uso do álcool como um relaxante para dormir, é um erro. Apesar do álcool ajudar a relaxar, é um erro achar que ele ajuda a dormir melhor. Ele interfere na qualidade do sono, pois ele atrapalha a liberação da melatonina.
     
     6° Passo: TEMPERATURA – Durante a madrugada, a temperatura corporal cai. No inverno, por exemplo, você vai precisar aquecer o seu corpo para conseguir dormir. No verão, terá que refrescar. Um banho frio irá te ajudar a dormir melhor, no verão.
     
     7° Passo: MEDITAÇÃO – Limpar a  mente antes de dormir. Adotar alguma prática que ajude a limpar a mente dos problemas. Pode ser um mantra, uma meditação guiada, uma ação, como escrever os problemas e com isso tirar da mente e colocar no papel. Esse tipo de ação, já está comprovado que aprofunda e melhora a qualidade do sono.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agende Sua Teleconsulta Agora

Fale com a Dra. Andrea

Agende sua teleconsulta com a Dra. Andrea Magalhães e receba atendimento personalizado no conforto da sua casa. Preencha o formulário abaixo para marcar sua consulta online.

dra andreia
Tratamento de Múltiplas Condições

Saúde Integrativa

Descubra como abordagens integrativas podem melhorar sua saúde em diferentes aspectos. Solucione problemas crônicos e recupere seu bem-estar.

Fadiga Crônica

Fadiga Crônica

A fadiga afeta sua rotina? Saiba como a medicina integrativa ajuda a restaurar sua energia e disposição.

Ansiedade

Ansiedade

Controlar a ansiedade é possível. Conheça práticas que reduzem o estresse e trazem equilíbrio emocional.

Fibromialgia

Fibromialgia

A fibromialgia causa dor e desconforto. Descubra tratamentos que aliviam os sintomas e melhoram a qualidade de vida.

diabetes

Diabetes

Gerencie o diabetes de forma natural com uma abordagem integrativa e mudanças no estilo de vida.

Obesidade

Obesidade

Trate a obesidade com técnicas que envolvem nutrição e atividades físicas personalizadas para você.

Diminuição da Memória

Diminuição da Memória

Melhore sua memória com práticas holísticas que estimulam a mente e o foco.